fbpx

VOCÊ DEVE EVITAR A ACADEMIA DURANTE O SURTO DE CORONAVÍRUS?

VOCÊ DEVE EVITAR A ACADEMIA DURANTE O SURTO DE CORONAVÍRUS

À medida que os casos de coronavírus avançam no Brasil, muitas pessoas estão olhando para a academia com outros olhos. Normalmente associada a saúde e bem-estar, o surto da doença faz que com as pessoas fiquem temerosas de treinar.

Mas, então, os alunos precisam deixar de frequentar a academia? A resposta é NÃO.

A academia não é um local necessariamente mais arriscado do que outras áreas comuns. As pessoas tendem a se preocupar com lugares e objetos comuns, porque temem entrar em contato, direta ou indiretamente, com alguém que possa deixá-las doentes. Os vírus que causam doenças como o COVID-19 e a gripe comum são normalmente transmitidos por exposição direta a gotículas respiratórias expelidas nos espirros ou tosse de uma pessoa contaminada, mas também podem viver em superfícies e objetos por dias seguidos. É lógico pensar que quanto mais pessoas tocam objetos compartilhados – como, por exemplo, pesos e aparelhos -, maior o risco de contágio.

Mas esse tipo de contaminação da superfície não preocupa muito os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA durante o surto de COVID-19. “A transmissão do coronavírus ocorre muito mais comumente através de gotículas respiratórias do que pelo contato com superfícies contaminadas”, escreveu a agência em suas orientações. E embora a aglomeração de pessoas seja um ponto de preocupação, há evidências de que as pessoas podem superestimar a probabilidade de a doença se espalhar em espaços compartilhados. Por exemplo, um estudo de 2011 estimou que, se uma pandemia de gripe atingisse a cidade de Nova York, apenas 4% das transmissões ocorreria no metrô – mesmo sendo um lugar que inspira pânico para muitos.

Além disso, as academias já seguem práticas como desinfetar regularmente o ambiente e incentivar os alunos a limpar os equipamentos após o uso, o que é eficaz na prevenção da disseminação do SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19. Lavar as mãos depois de usar equipamentos compartilhados também ajuda a reduzir o risco de ficar doente, dizem as autoridades de saúde.

Portanto, nada de abandonar o treino (até porque, a atividade física regular traz uma série de benefícios, como ativar o sistema imunológico e estimular o sistema de defesa do organismo contra infecções)!

Saiba mais informações sobre o Coronavírus no site do Ministério da Saúde.

Fonte: Total Health

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
beneficios_da_atividade_fisica_a_saude_qualidade_vida

Benefícios de uma vida ativa na saúde

Benefícios da atividade física a Saúde e Qualidade de Vida Os exercícios físicos proporcionam inúmeros benefícios vitais às pessoas, por exemplo, melhora do condicionamento físico,

Read More »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisa de Ajuda?
Powered by